Áreas de Proteção Ambiental - APA´s

A Resolução nº 10/88 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) refere-se às Áreas de Proteção Ambiental (APA's) como unidades de conservação destinadas a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade local e a proteção dos ecossistemas regionais. Em Tamandaré podemos encontrar a APA de Guadalupe.

APA de Guadalupe - localizada ao sul de Tamandaré e que ocupa uma área de 44.799 ha, sendo 32.135 ha de área continental e 12.664 ha de área marítima, compreendendo os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e Tamandaré. Possui uma diversidade incrível de ecossistemas, que abrangem a reserva florestal da Mata Atlântica, estuários, manguezais e bancos de corais.
Na APA de Guadalupe encontram-se também animais como paca, cutia, gato-do-mato, papa-mel, o mico-estrela-de-tufos-brancos e pássaros como xexéu, tangará, curiatã, patativa, galo-de-campina e canário-da-terra. Seus manguezais se estendem por quilômetros e constituem abrigo para peixes, camarões ostras e caranguejos, e todos estes seres representam a base alimentar dos moradores da região.

APA Costa dos Corais - a mais recente e maior unidade de conservação marinha criada no Brasil, protege os recifes costeiros localizados entre o litoral sul de Pernambuco e norte de Alagoas. Nessa área, encontram-se os mais desenvolvidos e preservados recifes de corais costeiros do Brasil.
 



 

© atodigital.com

melhor visualização 8oox6oo sugestões e comentários: contato@guiatamandare.com.br